badge
ANTI BEBA - ÁGUA: Daniela Inácio e Daniel Viegas Campeões Nacionais dos 10km

domingo, 9 de setembro de 2007

Daniela Inácio e Daniel Viegas Campeões Nacionais dos 10km

Daniela Inácio (Belenenses) e Daniel Viegas (Amadora) sagraram-se hoje Campeões Nacionais de Águas Abertas na distância de dez quilómetros, no 5.º Challenge que decorreu na Barragem de Castelo de Bode. É a primeira vez que o título é atribuído em Portugal.

Daniel Viegas terminou a prova em 2:11:18:32, seguido de Duarte Mendonça (Individual da Madeira), que registou o tempo de 2:15:10:47.
No terceiro lugar ficou Vasco Gaspar, da União Piedense, com a marca de 2:15:27:06.
Daniela Inácio alcançou a primeira posição no sector feminino e sexto da classificação geral, com 2:16:57:44, com uma vantagem dilatada sobre a segunda classificada e 13.ª da geral, a vimaranense Daniela Pinto (2:32:36:72).
No terceiro posto ficou Amélia Fernandes, também do Vitória de Guimarães, que nadou em 2:37:38:47.
A prova começou com a formação de um grupo de oito nadadores, composto por Daniel Viegas, Arseniy Lavrentyev (Algés), Diogo Pinto (Algés), Duarte Mendonça, Nuno Vicente (Torres Novas), Daniela Inácio, Vasco Gaspar e Carlos Almeida (Amadora). Daniel Viegas liderou a prova do princípio ao fim e o ritmo que impôs levou à divisão em dois grupos ainda antes da passagem aos cinco quilómetros, com os dois nadadores do Algés a seguirem o amadorense.

À passagem dos sete quilómetros Viegas começou a distanciar-se e o segundo grupo a aproximar-se dos algesinos.
Duarte Mendonça conseguiu recuperar no último quilómetro, subindo vários lugares, tal como o jovem Vasco Gaspar, de apenas 16 anos, que alcançou o terceiro lugar, na primeira prova que nadou acima de três quilómetros.

Daniela Inácio voltou a mostrar que se encontra em excelente forma, ao conseguir o sexto lugar na tabela classificativa absoluta. Os dois primeiros classificados dos sectores masculino e feminino repetiram as posições alcançadas na semana passada na 1.ª Travessia de Porto Santo, a primeira etapa do Circuito Nacional de Águas Abertas.

Na prova de cinco quilómetros Duarte Mourão, do Algés, foi o vencedor, com o tempo de 1:07:06:89. Hugo Ribeiro, do Vilacondense, terminou em 2.º (1:0:08:70) e Ivo Margarido, do Litoral Alentejano, em 3.º, com 1:11:50:60.
No sector feminino ganhou Soraia Ribeiro, do Vilacondense (1:15:25:32), seguida de Isabel Oliveira, do Famalicão (1:21:11:60) e de Rita Gomes (Alcobaça), com 1:21:27:00.

- Declarações dos atletas vencedores

Sem comentários: